Dançando com o Tempo
Débora Rodrigues
Entre Três se passa num restaurante simples onde estão o garçom (Helen Höhrer) e o cliente (Otávio Arns), este, um homem vestido elegantemente, esbanjando charme, que está sentado em uma das mesas realizando, ou tentando realizar, seu trabalho de corretor de seguros. Inicialmente os dois personagens estabelecem uma relação cômica utilizando objetos como copo, isqueiro, cardápio, num jogo corporal com habilidade e destreza. Então a terceira personagem (Renata Demarco) entra em cena. Ela surge elegante em traje de festa e se insinua para o cliente corretor, desencadeando os conflitos da peça. A encenação está assentada numa dramaturgia não estruturada convencionalmente e que parece servir apenas de pretexto para a ação dos atores, que ganham evidência. A personagem interpretada por Renata Demarco estabelece um clima de sensualidade com o corretor que se repete várias vezes durante o espetáculo. O clima romântico sempre é interrompido, mas provoca várias pequenas ações que mantém a cena viva e consomem o tempo, que se constitui num dos motes do espetáculo. A utilidade ou inutilidade do tempo são aferidas constantemente com a evocação da ampulheta que é mostrada constantemente como um ícone. A cada marca estabelecida na ampulheta, o cliente satiriza uma performance de dança, como se estivesse em outro tempo e lugar, dando destaque para as habilidades em danças de Otávio Arns.
O decorrer do espetáculo dá espaço para as relações entre o trio de personagens, dando indícios de cumplicidade entre a cliente e o garçom, revelada ao final, assim como o personagem do garçom, que é interpretado por Hellen Höhrer, convincente na sua interpretação, disfarçando com certa graciosidade quando o bigode artificial começa a descolar do rosto devido ao suor. O elenco é harmônico e aplicado, embora perca algumas vezes o controle na intensidade da ação. O cenário é composto por um balcão e por duas mesas com cadeiras, alguns adereços cênicos em fibra em tons avermelhados e lustres também vermelhos compõem o ambiente. Dos adereços cênicos, dois modelos de ampulhetas são utilizadas para marcar o tempo, que dá a impressão de não passar.
Com uma trilha sonora eclética, que perpassa o jazz, o tango e rock, a encenação por alguns momentos da peça parece não evoluir dramaticamente, mas guarda uma surpresa para o final.
Crédito da foto: Giuliano Bueno
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